Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Consultoria, integração, mobilidade, análise de dados e informação em tempo real, através de ferramentas integradas que atendem as exigências fiscais e legais de seu negócio.

Agrosys
Publicado por: Agrosys em 09/08/2022 na categoria: Artigos.

Rastreabilidade para produção de ovos comerciais

Rastreabilidade para produção de ovos comerciais

O ovo é um alimento amplamente consumido no mundo inteiro e um dos mais completos na alimentação humana, sendo uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, vitaminas, minerais, carotenoides, e também fonte de colina, um importante componente do cérebro.

Além de todas estas características positivas, o ovo ainda apresenta o preço mais acessível quando comparado a outras proteínas de origem animal.

Com o aumento constante do consumo, e consequente aumento da produção de ovos comerciais, a necessidade de garantir a segurança alimentar se torna cada vez mais importante.

Garantindo a qualidade do ovo

O ovo é um alimento perecível, apresentando elevado teor de água em sua composição. Apesar de sua casca apresentar uma boa proteção natural são necessárias medidas extras para evitar a contaminação, como o exame de ovoscopia, a análise de Salmonella e análise da água usada na higienização dos ovos.

Em comparação aos outros segmentos de proteína animal, o controle de qualidade e inspeção dos ovos comerciais é relativamente simples e apresenta poucos problemas, pois não há transformação do produto. Os ovos são somente classificados e embalados na forma in natura.

Simplificando, a casca do ovo é sua principal proteção contra agentes contaminantes, e assegurar a integridade desse componente através de exames de ovoscopia é a base para garantir a qualidade do ovo para consumo.

Porém mesmo garantindo a integridade de sua casca e reduzindo a probabilidade de contaminações, o prazo de validade para consumo do ovo é baixa, cerca de 30 dias a contar de sua data de postura.

Sendo assim é fundamental o registro e controle da data de postura de cada lote de ovo produzido, e isto só é possível mediante um rígido controle de rastreabilidade de todos os processos da cadeia produtiva.

O processo de rastreabilidade além de atender as exigências legais do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento e assegurar a segurança alimentar do consumidor final, também garante melhor gestão do estoque dos produtos e maior organização no deslocamento e comercialização dos ovos.

Como garantir a rastreabilidade da produção?

O ERP Agrosys tem a capacidade de manter a rastreabilidade de todos os processos da cadeia produtiva, contemplando a postura, classificação, processamento, embalagem, estocagem, expedição e comercialização.

Independente se a empresa classifica seus ovos próprios ou já os recebe classificados de seus fornecedores, o Sistema de Gestão da Agrosys garante a rastreabilidade do produto, controlando de forma precisa as informações dos lotes de origem dos ovos até o consumidor final.

Exemplos de dados rastreados pelo sistema:

  • Produtor e lote de origem
  • Data da postura
  • Data e hora de classificação e embalagem
  • Classificação por peso
  • Resultados das análises de Salmonella

Para agilizar a rastreabilidade todo o controle do processo de produção é feito por leitura de códigos de barra através de coletores de rádio frequência.

Além do Sistema de Gestão Agrosys oferecer métodos efetivos de rastreabilidade dos ovos, o ERP também oferece toda a informação relacionada ao custo de produção por tipo de ovo, informação vital para manter a empresa eficiente e competitiva.

Conheça mais sobre nosso Sistema de Gestão nos links abaixo:

Postura Comercial

Classificação de Ovos

Ou entre em contato conosco e converse diretamente com um de nossos consultores. Descubra todos os benefícios que a Agrosys pode trazer ao seu negócio.

Leia também sobre a participação da Agrosys na 61ª edição da Festa do Ovo de Bastos (SP), a maior feira sobre Postura Comercial do Brasil.

Compartilhe este artigo:

Trabalhe Conosco

Você é dedicado e gosta de desafios?

A Agrosys busca talentos que gostem de desafios e que queiram escrever uma história de sucesso com a gente!

Venha trabalhar conosco
Atendimento online
Converse conosco por Whatsapp!
48 99862.0531