
Tecnologia de ponta no agronegócio é realidade em 2023
Lavouras sendo pulverizadas por drones, sistemas que registram os dados na nuvem, inteligência artificial contribuindo para a produtividade na criação de animais. O uso de tecnologias no agronegócio já é uma realidade para pequenos e grandes produtores e para as indústrias em busca de resultados melhores e custos menores.
É o caso da geração e análise de dados em tempo real para o aprimoramento da agricultura de precisão, com o objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade das fazendas, rebanhos e granjas, por exemplo. Segundo o Gerente de Produto da Agrosys, Fernando Fonseca, esse recurso é responsável por um alto impacto no chamado agronegócio 4.0, porque permite coletar dados em larga escala e analisar informações sobre as condições climáticas, obter dados sobre a qualidade do solo, a saúde dos animais, informações de manejo e outras variáveis relevantes.
Ele explica que os dados coletados são usados para guiar decisões informadas sobre quando realizar o alojamento e abate, como aplicar fertilizantes e outros insumos, bem como para otimizar a rotação de culturas e a gestão dos animais. “Além disso, a agricultura de precisão também pode ajudar a reduzir o impacto ambiental da produção agrícola, pois permite aplicar insumos de forma mais precisa e eficiente”, explica o Gerente de Produto.
Acompanhar as evoluções tecnológicas e dedicar tempo e recursos para a inovações no agronegócio é questão de sobrevivência na atualidade. Por isso, separamos algumas tendências para 2023 para auxiliá-los no processo de modernização. Acompanhe:
Geração de dados em tempo real
Obter bons resultados no campo ou nas granjas exige que decisões sejam tomadas de forma rápida e assertiva. Mas essa decisão não pode ser tomada com base em achismos e sim em dados reais que auxiliem os gestores a visualizar e entender o que está acontecendo. Com o uso da Big Data, é possível analisar um grande volume de informações sobre determinada área e compilar os principais dados que são determinantes para que boas decisões sejam tomadas. A tecnologia também é capaz de organizar, interpretar e cruzar dados, gerando análises históricas e prognósticas com segurança.
Com os sistemas para gestão no agronegócio, esses dados são transformados em informações de valor e podem ser apresentados através de Dashboards (painéis visuais) de fácil visualização e interpretação, diferentemente de relatórios complexos e cheios de números.
Internet das Coisas (IOT)
Pessoas conversando com eletrodomésticos? Dando ordens a dispositivos eletrônicos? Controlando objetos através do telefone celular? Parece um filme futurista, mas é apenas a IOT ganhando espaço no nosso cotidiano e invadindo também o campo.
A Internet das Coisas pode ser resumida como a conexão de objetos do uso comum à internet. Com o uso de sensores conectados à internet, equipamentos que só poderiam ser controlados com intervenção humana podem ser programados para funcionar. Como exemplos, podemos citar sistemas de irrigação que são acionados a partir da umidade do solo ou janelas que fecham sozinhas quando o tempo está para chuva. Estufas automatizadas, veículos como tratores controlados de forma remota, ou a própria automação de granjas também já são realidade.
Os resultados? Mais agilidade e eficiência nas rotinas diárias, mais assertividade na coleta de dados e redução de custo nos processos.
Rastreabilidade
A segurança alimentar é uma questão de saúde pública e o assunto está diretamente relacionado ao futuro do agronegócio. Por isso, rastreabilidade de bovinos, suínos ou na avicultura, tem sido um tema tão constante ultimamente e um grande diferencial competitivo por comprovar as boas práticas agrícolas. Toda a cadeia produtiva é impactada, uma vez que a tecnologia permite monitorar todo o trajeto, ingredientes e histórico dos produtos - incluindo beneficiamento e transporte - ou seja, todas as etapas percorridas até chegar ao consumidor final. Além de comprovar as boas práticas agrícolas.
Na produção animal ou de alimentos, nos frigoríficos e na indústria de processamento, a rastreabilidade permite que os processos sejam transparentes além de garantir a segurança da cadeia produtiva e ainda agregar valor ao produto final.