
Com o objetivo de modernizar de desburocratizar os procedimentos de inspeção, uma demanda frequente do setor agro, o Governo Federal publicou em agosto o Decreto 10.468, de autoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), alterando o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA).
“As alterações realizadas, em sua maioria, são motivadas pela necessidade de racionalização dos procedimentos de fiscalização para uma maior eficiência na prestação de serviços à sociedade”, explica o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.
Dentre as alterações o decreto traz segurança jurídica na utilização de sistemas informatizados para o monitoramento e verificação dos autocontroles definidos pela Norma interna DIPOA/SDA n° 01, de 08 de março de 2017, desde que estes sistemas garantam a segurança, a integridade e a disponibilidade da informação.
Conforme Art. 74. § 2º-A
Na hipótese de utilização de sistemas informatizados para o registro de dados referentes ao monitoramento e a verificação dos programas de autocontrole, a segurança, integridade e a disponibilidade da informação devem ser garantidas pelos estabelecimentos.
A informatização do monitoramento e verificação dos autocontroles traz vários benefícios para as empresas, dentre eles:
• Segurança das informações
• Gerenciamento dos formulários eletronicamente
• Agilidade nos apontamentos, verificações e ações
• Disponibilidade de dados online
• Agilidade na apresentação dos relatórios
• Melhoria na organização das informações, controle informatizado, dispensando o uso de formulários físicos, arquivos e otimizando mão de obra.
Há mais de 15 anos a Agrosys disponibiliza de forma informatizada toda a gestão de Autocontroles aos seus clientes, agilizando seus processos e elevando sua eficácia, diminuindo assim os custos de manter todo o processo apenas em meio físico.
Em 2020, antecipando-se a já prevista possibilidade do Governo Federal permitir a digitalização de todos os Autocontroles, a Agrosys lançou sua Central de Autocontroles, uma versão mais avançada e sofisticada que sua predecessora, de modo que será possível que o próprio usuário crie formulários de autocontrole digital personalizados conforme a demanda, além de permitir a sua alteração imediata quando necessário.
Com este novo produto será possível realizar totalmente online, através do sistema Agrosys, os processos de:
• Apontamento dos autocontroles nos modelos dos formulários criados
• Manutenção/Consulta dos apontamentos gerados
• Geração de não conformidades automáticas conforme padrões definidos pelo próprio usuário no momento da criação do formulário
• Supervisão e registro de planos de ação para as não conformidades geradas
• Impressão em forma de relatório digital de todos os apontamentos bem como suas não conformidades e plano de ação
Agrosys convida você que já é nosso cliente ou que deseja fazer parte deste time, à contatar um de nossos representantes e agendar uma apresentação das nossas ferramentas.
Fontes:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.468-de-18-de-agosto-de-2020-272981604