Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Consultoria, integração, mobilidade, análise de dados e informação em tempo real, através de ferramentas integradas que atendem as exigências fiscais e legais de seu negócio.

Agrosys
Publicado por: Agrosys em 23/11/2023 na categoria: Artigos.

Celebração da Liderança Brasileira nas Exportações de Carne de Frango

 Celebração da Liderança Brasileira nas Exportações de Carne de Frango

À medida que dezembro se aproxima, um marco notável aguarda o Brasil, que completará duas décadas consecutivas como líder mundial nas exportações de carne de frango. Em 2024, marcando o 21º ano de liderança, o país entra em sua terceira década como o principal exportador global.

O início modesto em 1975 viu as exportações brasileiras de carne de frango não atingirem a marca de um milhão de toneladas até o ano 2000, com pouco mais de 900 mil toneladas. O novo milênio trouxe uma virada significativa, alcançando 1,266 milhão de toneladas em 2001, metade do que os EUA exportaram nesse ano, quando lideravam as exportações globais.

A partir desse ponto, enquanto as exportações norte-americanas diminuíam, as brasileiras cresciam de maneira extraordinária. Em 2004, os EUA exportaram 2,170 milhões de toneladas, quase 15% a menos do que em 2001, enquanto as exportações brasileiras praticamente dobraram, atingindo 2,416 milhões de toneladas, um aumento de 95% em apenas três anos. Esse salto foi suficiente para consolidar o Brasil como líder mundial nas exportações, posição mantida desde então.

Curiosamente, embora o Brasil tenha respondido por cerca de 40% das exportações globais de carne de frango ao se tornar líder, essa participação diminuiu ao longo do tempo, chegando a pouco mais de 35% em 2023, conforme previsto pelo USDA. Vale destacar que a perda de participação dos EUA foi ainda mais significativa, com quase um terço a menos em relação a 2004.

É importante notar que o aumento de 142% na participação da Tailândia não reflete totalmente a evolução das exportações desse país. Em 2003, a Tailândia exportou cerca de 485 mil toneladas de carne de frango, mas no ano seguinte suas vendas diminuíram quase 60%, devido à Influenza Aviária. Mesmo com o aumento posterior, sua participação permanece em torno de 8% do total.

Em termos de expansão, a maior mudança ocorre devido à entrada de novos países no mercado exportador. Em 2004, excluindo os seis principais exportadores listados pelo USDA, esses países movimentaram cerca de 150 mil toneladas de carne de frango. Em 2023, esse volume aumentou em surpreendentes 1.220%. No entanto, em termos de volume adicional, o Brasil mantém sua posição de liderança.

Observando a tabela original de 2004, os cinco principais exportadores permanecem os mesmos, com apenas uma troca de posição entre China e Tailândia. A Tailândia reassumiu o papel de grande exportador, representando mais de 30% de sua produção local, enquanto a China continua com exportações marginais devido às suas enormes necessidades internas. Em contraste, a Argentina, que era o sexto maior exportador em 2004, deve ocupar a 11ª posição em 2023, ficando atrás de países como Rússia, Turquia, Ucrânia e Belarus.

Compartilhe este artigo:

Trabalhe Conosco

Você é dedicado e gosta de desafios?

A Agrosys busca talentos que gostem de desafios e que queiram escrever uma história de sucesso com a gente!

Venha trabalhar conosco
Atendimento online
Converse conosco por Whatsapp!
48 99862.0531