Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Consultoria, integração, mobilidade, análise de dados e informação em tempo real, através de ferramentas integradas que atendem as exigências fiscais e legais de seu negócio.

Agrosys
Publicado por: Agrosys em 02/08/2023 .

Agroindústria: A importância de utilizar dados e indicadores para gerenciar a cadeia produtiva

Agroindústria: A importância de utilizar dados e indicadores para gerenciar a cadeia produtiva

A tecnologia está cada vez mais presente -  e necessária - em todas as áreas da sociedade, incluindo a agroindústria. Aquela velha máxima de “sempre fizemos dessa forma”, não tem mais espaço diante da assertividade que o uso de indicadores, ferramentas adequadas e softwares especialistas promovem para quem os utiliza.


Entender o cenário de atuação e tomar decisões estratégicas com base em dados reais e não em especulações, ficou muito mais seguro para qualquer negócio, seja nas plantações, granjas, fábricas de ração ou indústrias. Se os dados forem acessíveis através de aplicativos móveis, melhor ainda. 


Na agroindústria, para garantir o sucesso e a eficiência do setor, o gerenciamento adequado da cadeia produtiva é primordial. Nesse contexto, o uso de dados tem se mostrado uma ferramenta crucial para aprimorar o processo produtivo, aumentar a qualidade dos produtos e reduzir custos operacionais. Além de facilitar a implementação de  estratégias de gestão baseadas em informações precisas e atualizadas.


Confira alguns benefícios do gerenciamento com base em dados:


Planejamento de Produção: A coleta e análise de dados em diferentes etapas da cadeia produtiva permitem que os produtores tomem decisões mais fundamentadas e estratégicas. Informações sobre desempenho dos animais, condições de criação, nutrição, saúde e genética, por exemplo, podem ser utilizadas para planejar e implementar práticas mais eficientes e melhorar os índices produtivos. Com o uso de dados, é possível otimizar os recursos disponíveis, como ração, água e espaço físico, reduzindo desperdícios e custos operacionais.

Padronização de processos: A padronização dos processos agroindustriais ajuda a otimizar a utilização de recursos, como terra, água, insumos e mão de obra. Com procedimentos bem definidos e replicáveis, as tarefas podem ser realizadas de maneira mais eficiente, reduzindo desperdícios e custos operacionais. Além disso, a análise de dados na padronização de processos permite identificar tendências e padrões ao longo do tempo, possibilitando a tomada de decisões mais embasadas e estratégicas. 

Maior produtividade: O uso de dados possibilita o monitoramento constante de indicadores-chave de desempenho (KPIs), como taxa de conversão alimentar, taxa de mortalidade, ganho de peso diário e eficiência reprodutiva. Nas plantações é possível prever demandas de fertilizantes, padrões climáticos e otimização da irrigação para reduzir desperdícios.  A partir desses dados, é possível identificar gargalos e implementar ações corretivas de forma ágil.

Rastreabilidade: A coleta de dados ao longo da cadeia produtiva facilita a rastreabilidade dos produtos, permitindo que os consumidores tenham acesso a informações sobre a origem e as práticas de produção. O controle mais preciso dos processos ajuda a garantir a qualidade final dos produtos comercializados. 

Saúde e bem-estar animal: O monitoramento de dados de saúde dos animais possibilita a detecção precoce de doenças e a implementação de medidas preventivas, contribuindo para a melhoria do bem-estar animal e a redução do uso de antibióticos.

Compartilhe este artigo:

Trabalhe Conosco

Você é dedicado e gosta de desafios?

A Agrosys busca talentos que gostem de desafios e que queiram escrever uma história de sucesso com a gente!

Venha trabalhar conosco
Atendimento online
Converse conosco por Whatsapp!
48 99862.0531