Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Consultoria, integração, mobilidade, análise de dados e informação em tempo real, através de ferramentas integradas que atendem as exigências fiscais e legais de seu negócio.

Agrosys
Publicado por: Agrosys em 09/06/2022 na categoria: Artigos.

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A tecnologia avança a passos largos em um ritmo difícil de acompanhar. A cada dia surgem novas ferramentas e metodologias capazes de transformar a realidade do campo e tornar os resultados mais produtivos e mensuráveis. A chamada Agroindústria 4.0 já é uma realidade vivenciada na prática, tanto pelas indústrias quanto pelos produtores rurais e ignorar isso, impedirá o crescimento das empresas.

Desde a década de 90 quando os controles eram feitos através de planilhas e anotações, processos sujeitos a constantes equívocos, até a atualidade onde os dados estão acessíveis para análise e tomada de decisões, a tecnologia acompanhou as necessidades que foram surgindo no caminho.

De acordo com o Gerente de Produto da Agrosys, Gilson Martins Sossela, a tecnologia acompanhou as necessidades que foram surgindo no caminho. “Estamos falando de uma situação atual em que os dados são lançados em tempo real gerando informações a todo momento. Essas informações devem servir para que qualquer problema seja previsto com antecedência para que haja tempo de replanejar e evitar e prejuízos. No meio da agroindústria, a decisão a ser tomada precisa ser assertiva”, ressalta ele lembrando de como as perdas e equívocos eram comuns no passado. “Como não havia forma de prever e simular o futuro, quando o problema acontecia já era tarde demais para salvar a situação”, explica Sossela lembrando que há alguns anos, para conseguir informação do produtor rural era preciso se deslocar até ele, onde quer que estivesse. Ou, no máximo, conseguir uma ligação telefônica. “Com a evolução e mobilidade dos dados, o cliente hoje pode estar em qualquer lugar e terá acesso às informações que estão sendo geradas para ele uma vez que todas as pontas do processo possuem tecnologia em dispositivos móveis”, analisa.

Principalmente para quem lida com animais vivos, as necessidades e problemas precisam ser antecipados para um planejamento mais efetivo. No campo, o produtor imputa os dados que já ficam disponíveis de imediato para os tomadores de decisão, algo impensável há alguns anos. “Nossas soluções conseguem otimizar a necessidade do cliente, e mostrar se é possível ele atender o que o mercado está demandando numa velocidade espantosa”, explica Sossela.

Toda essa evolução exige adaptação por parte das empresas do ramo, assim como para os produtores rurais. Isso porque, o impacto acontece em toda a cadeia produtiva que exige agilidade, mobilidade, integração e análise de dados em tempo real. Segundo Sossela, a Agrosys acompanhou e segue atenta às mudanças que o mercado exige. “A empresa também vivenciou essa evolução que passou pelo armazenamento das informações e processamento de dados até a atualidade, quando os softwares possuem inteligência, geram informações gerenciais importantes para o planejamento estratégico das empresas e também para as ações operacionais do dia a dia”.

Transformação digital é realidade no campo e nas indústrias

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Seja para otimizar a cadeia de produção, reduzir custos, ter maior controle, aumentar a eficiência operacional ou mesmo para simular situações de forma rápida e segura.

Além disso, os aplicativos móveis atuam neste cenário como verdadeiros responsáveis por agilizar todos os processos e garantir que nenhuma observação importante fique de fora. Ao observar o mercado, o também Gerente de Produto da Agrosys, Daniel Venâncio, exalta a importância dos apps que podem ser usados para diversos fins como possibilitar o registro do consumo de ração, avaliações de peso, mortalidade, transferência entre baias ou áreas e aplicação de insumos e medicamentos, além de proporcionar aos técnicos de campo ou e produtores uma melhor análise dos indicadores, entre outras funcionalidades. “Diferentemente de alguns anos atrás quando os dados eram registrados, mas havia uma dificuldade em interpretar, associar e transformar estes dados brutos em informações gerenciais necessárias para a tomada de decisão. Atualmente esse processo ficou muito mais fácil com a utilização da inteligência de negócio presente no Sistema de Gestão”.

Segundo Venâncio, a necessidade das empresas em realizar um Planejamento Estratégico de longo prazo reforça ainda mais a necessidade de mobilidade e inteligência tecnológica aplicada para gerar resultados. “Estamos evoluindo em um ritmo muito acelerado, os dados são gerados em tempo real e em uma quantidade muito grande. É um desafio, mas seguimos pesquisando e estudando para que os próprios sistemas possam fazer análises específicas como traçar questões de causa e efeito e utilizar todos os dados para elaborar os cenários de produção necessários”, explica o Gerente de Produto.

As soluções da Agrosys são planejadas para realizar ações como gestão, rastreabilidade desde o recebimento dos lotes de matéria prima do fornecedor, produção e expedição; mobilidade no transporte; custo integrado utilizando a automação para distribuir gastos de acordo com o roteiro de produção, entre outras vantagens.

Compartilhe este artigo:

Trabalhe Conosco

Você é dedicado e gosta de desafios?

A Agrosys busca talentos que gostem de desafios e que queiram escrever uma história de sucesso com a gente!

Venha trabalhar conosco
Atendimento online
Converse conosco por Whatsapp!
48 99862.0531