Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Consultoria, integração, mobilidade, análise de dados e informação em tempo real, através de ferramentas integradas que atendem as exigências fiscais e legais de seu negócio.

Agrosys
Publicado por: Agrosys em 01/03/2023 na categoria: Artigos.

Do campo à mesa: qualidade da carne é uma preocupação para produtores e consumidores

Do campo à mesa: qualidade da carne é uma preocupação para produtores e consumidores

Do campo à mesa: qualidade da carne é uma preocupação para produtores e consumidores

Bem informados e exigentes os consumidores costumam ditar os rumos do mercado, incluindo o de consumo de carnes e de produtos de origem animal e essa é uma realidade que interfere diretamente em todo o processo produtivo. Na avicultura a cadeia produtiva é longa e são diversos os fatores responsáveis pela qualidade do produto final. A complexidade envolvida exige atenção em todas as pontas, afinal, o rendimento adequado das aves no campo, será responsável pelo bom rendimento também nas indústrias através de uma carcaça adequada e rentabilidade do lote. 

Cada etapa do manejo precisa de atenção. No aviário, os cuidados começam com a nutrição adequada e devem seguir todas as premissas do bem-estar animal. A atenção abrange desde os cuidados com a estrutura, qualidade da água, alimentação e temperatura ambiente, passando pelo processo de carga e transporte das aves até o abatedouro - e todos os controles sanitários e inspeções exigidas - até o processamento dos produtos, armazenagem e distribuição, atividades essas que têm ganhado ainda mais fôlego e desempenho com o uso de automação e também pela significativa evolução dos softwares especialistas em gestão e qualidade.

A consultora de negócios da Agrosys Marcia Eyng, explica que, em todo o processo produtivo das aves e principalmente em no processo de abate, a tecnologia é um fator diferencial para um controle eficiente do processo produtivo permitindo que a planta possa ter a habilitação para exportação para mercados exigentes e extremamente seletivos. Segundo ela, o processo industrial é muito dinâmico e rápido e os desvios do processo devem ser identificados e resolvidos para que não virem somente estatísticas de perdas. As informações em tempo real devem estar disponíveis e sua análise pronta para a tomada de decisões.  “O uso de sistemas especialistas nos garantem a segurança de ajustes no processo mediante decisões mais assertivas”, explica.

A gestão da qualidade e controle de rendimentos e perdas são garantia de melhores resultados

Marcia afirma que, a adoção do Controle de Rendimentos e Perdas, torna a indústria muito mais cuidadosa em relação aos seus resultados. A análise de perdas tem como objetivo recompor a produção de carnes e derivados desde o abate, observando os processos e desempenho das máquinas, aditivos utilizados, quebras, condenações, manuseio, embalagem e sobrepeso. Um processo de análise eficiente obrigatoriamente deve apresentar ganhos, perdas e oportunidades de forma clara e inquestionável.

O módulo Análise e Rendimento de Perdas (ARP) da Agrosys, recentemente ampliou seu escopo! Permite também realizar a devida parametrização da árvore base contemplando múltiplas árvores, condenações totais e parciais, rendimentos de máquinas e de linhas de corte manual, destinação dos itens resultantes, perdas e ganhos por produto, sobrepesos, absorção de temperos e quebras. O tratamento de produtos compostos por fórmulas também foi ampliado garantindo uma efetiva avaliação de produtos como frango a passarinho, CMS/CMR, porções e combos. Além da quantificação das perdas, a valorização dos volumes perdidos em cada processo permite o planejamento de investimentos em máquinas equipamentos e recursos de mão de obra. 

O ARP Agrosys é um sistema especialista que utiliza inteligência do negócio e está disponível para uso pelos gestores que desejam tomar decisões efetivas em cima de números inquestionáveis .

 

Compartilhe este artigo:

Trabalhe Conosco

Você é dedicado e gosta de desafios?

A Agrosys busca talentos que gostem de desafios e que queiram escrever uma história de sucesso com a gente!

Venha trabalhar conosco
Atendimento online
Converse conosco por Whatsapp!
48 99862.0531